Curso Tecnologia da Informação e da comunicação – 2011
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NAVEGAÇÃO À DERIVA
quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos
quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem
quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido
quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção
MARCUS VINICIUS QUIROGA
Poeta, contista, crítico e ensaísta, doutor em Literatura Brasileira; membro do Pen Clube; ex-colaborador do suplemento Idéias e dos jornais Panorama, Poesia Viva e RIOLETRAS.
QUESTIONAMENTOS DO POEMA NAVEGAÇÃO À DERIVA
1º Houve diferença nos caminhos navegado?
2º Que diferença aparecem nas navegações? Clicar nos links facilitou ou complicou a sua caminhada para compreender o conceito buscado?
3º Que diferenças de percepção resultaram? Alguém se perdeu na navegação? Soube voltar as páginas iniciais? Há ganhos em navegar á deriva.
4º Navegar à deriva ajuda a ampliar horizontes?
5º Há perigos na navegação à deriva na Internet? Quais as bússolas, mapas e portos seguros que temos na Internet?
Respostas dos questionamentos da Atividade 2.1
1º Sim, pois quando navegamos seja onde for devemos compreender que por máximo que tenhamos uma meta a alcançar, faz-se necessário que neste percurso observamos outros situações. Pois a chegada pode ser o ideal, mas os acontecimentos que surgem para que cheguemos a ela, pode fazer com que essa navegação se torne mais interessante, prazerosa e significativa. E com isso, o objetivo a alcançar, quando chegamos ao final da navegação é muito maior porque algo mais são encontramos que faz com que nosso conhecimento torna-se maior do que tinha em mente ao sai para navegar.
2º facilitou e muito pois a compreensão da temática pesquisada proporcionou conhecimento de outras situações que tinha haver com a mesma. Coisa que numa leitura normal eu não teria a curiosidade de saber com mais profundidade. Sobre determinadas palavras quando ia clicando vi que era importante não só para o conhecimento do tema, mas também para aprimoramento do meu conhecimento e maior aprendizado sobre várias questões.
3º Foi uma navegação que a percepção resultou em maiores aprendizados pela oportunidade que ela ofereceu de conhecer outras coisas que em determinada forma de pesquisa passamos despercebidos. O hipertexto que podemos utilizar através da Internet é um tipo de navegação que não tem como se perder, pois, vai muito do interesse da pessoa. O que não falta é oportunidade para que você no meio da navegação vai e volta quantas vezes você quiser para esclarecer algo que te proporciona maior esclarecimento. Não há dificuldade de voltar a página inicial é pratico e dinâmico e o ganho é muito grande em termo de tempo, simplificação e aprendizado.
4º Sem duvida pois, quando estamos navegando sem preocupar somente com o objetivo maior é o esclarecimento sobre o que pretende e maior são os conhecimentos que adquirimos.
5º Não vejo perigo na navegação no hipertexto quando você procura ampliar o conhecimento que adquiri, pois existe um caminho a ser percorrido com várias informações entre ele que serve para enriquecer a navegação e ampliar novos conhecimentos.
Luciano Moreira Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário