OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.

OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.

terça-feira, 5 de julho de 2011

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: essencial para a produção de conhecimento na escola de hoje.

Atividade 1.4 do curso de tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: essencial para a produção de conhecimento na escola de hoje.

Vejo a escola como um espaço que é produtora de conhecimento, mas a prática pedagógica utilizada é que influenciará ou não, no contexto da produção de conhecimento. A tecnologia é um recurso relevante para a contribuição de diferentes produtos que se pretende produzir. Seja a tecnologia através de ferramentas próprias do computador, juntamente com seus programas e a Internet ou seja a televisão, vídeos, DVDs, CD, etc. O que importa é a maneira que estes recursos podem ajudar na produção de conhecimento.
O educador não será substituído por nenhuma tecnologia, o que acontecerá será uma prática o qual ele mediará através de diferentes recursos que possa ser disponibilizado. O professor não vai deixar de lecionar e, ao mesmo tempo, deixar de ajudar o aluno em sua produção de conhecimento por está utilizando a tecnologia, ao contrário, sua responsabilidade continua a mesma e o currículo que se pretende trabalhar será sempre de acordo com as necessidades, que o próprio, reconhece para melhor atender a sua turma de acordo com o nível de demanda dos aluno.
Penso que o educador que ainda não utiliza recursos tecnológicos em sua prática do dia-a-dia estará dispensando, tais recursos, que hoje faz parte do cotidiano de nossos alunos e, com isso, sua prática poderá deixar de ser prazerosa e ao mesmo tempo significativa. Uma prática pedagógica que não condiz com os tempos atuais, certamente, será uma prática que não desperta o interesse dos alunos de hoje. Aí sim, que não teremos produtores de conhecimento, mas sim consumidores de conhecimento.
A velocidade que a informação hoje nos é fornecida, seja pela Internet ou televisão não podem ser descartadas e ao contrário deve ser discutida e posto em prática associando-as com o currículo e com o contexto do momento, não se pode é mais trabalhar com um currículo estático, e sim com um currículo dinâmico que correlacione com os conteúdos a serem trabalhados.
Sabemos que nem todos nossos alunos possuem acesso a Internet, como também as escolas, mas a televisão tem informado em tempo real muitas informações que podem ser utilizados em sua prática pedagógica, pois este recurso está praticamente em todos lares e suas informações são discutidas em todos os setores da sociedade.
O mundo contemporâneo que vivemos atualmente é um mundo tecnológico, e a educação não pode está a par dessa tecnologia. Pois toda a educação deve proporcionar metodologias que em sua práticas de sala de aula seja realmente posto em prática, para que a qualidade do ensino seja eficaz e o conhecimento a ser produzido tenha em mãos recursos tecnológicos para melhor atender a demanda educacional.


Luciano Moreira Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário