CURSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - 2011
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
ATIVIDADE 3.1
Os desafios da linguagem no século XXI, para o professor, será um grande desafio, pois exigirá que ele acompanhe essa nova linguagem, que utiliza-se de tecnologias onde a imagem é o alvo favorito das crianças e que o seu relacionamento com a mesma é fascinante e promove aprendizagem de forma espontânea. Para isso, é necessário que o professor mude sua postura tradicional de dar aula e passe interagir com as novas tecnologias procurando fazer com que suas aluas sejam mais atrativas.
A criança hoje no seculo XXI se envolve de forma mas prazerosa e significativa com a linguagem que oferece os computadores, Internet, celulares, mp3 e outros, que são ferramentas tecnológicas que vem acompanhadas de imagens, textos, som fazendo com que os alunos sintam muito mais prazer em aprender em outros lugares do que na escola, que insiste em promover as aulas expositivas, com atividades textuais longas, textos fora da realidade que vivem. Levando o aluno a participar de uma prática pedagógica que não condiz com mundo atual que eles vivenciam. Com isso, passam a fazerem as atividades não porque gostam, mas para cumprir o que se pede. Isso torna-se um grande problema. Porque quando fazemos algo somente por obrigação sem que haja prazer certamente não haverá aprendizagem.
Lógico que o professor não pode ser simplesmente crucificado porque continua trabalhando da mesma forma de quando começou a 10 anos atrás, é preciso que o mesmo se comprometa com a nova linguagem procurando formação, capacitação e aperfeiçoamento continuamente para que ele possa atender esta demanda.
O professor será sempre a grande tecnologia que a escola possui, mas essa tecnologia precisa ser reciclada, ter prazer em enfrentar os novos desafios buscando conhecimento. Conhecer realmente o que nossos alunos gostam, fazem e propor práticas pedagógicas que se relacione justamente com o diagnóstico que o aluno apresenta sobre seus desejos e prazeres. A pedagogia trabalhada na sala de aula requer está de acordo com a atualidade que nossos alunos vivem.
Esta nova visão de aprendizagem tem levado muitos professores a mudarem a sua forma de trabalhar sua prática e podemos constatar isso quando chegamos aos cursos de capacitação e vemos quantos professores estão buscando conhecimento para poder atender esses novos alunos com qualidade de forma prazerosa e significativa visando um ensino-aprendizado que realmente atenda os objetivos educacionais da contemporaneidade. Mas ainda falta muito professor nesse mesmo caminho. Por isso faço um convite vamos mudar, estudar, capacitar, aperfeiçoar e reciclar para que acompanhemos os novos tempos e fazemos com que nossos alunos sintam prazer em estar na sala de aula e também sinta prazer em ter um professor que compreende a sua cultura.
Sugiro uma dica. Leia a entrevista do Pedro Demo que se encontra disponível no portal do professor no endereço:
http://potaldoprofessor.mec.gov.br/
Luciano Moreira Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário