OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Hipermídia BrOffice Draw
Se deseja conhecer melhor sobre essa ferramena Draw (Desenho vetorial),Acesse o link abaixo:
http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo3_3_4.html
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Atividade 4.5
Curso Tecnologia da Informação e da comunicação – 2011
Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs
Atividade 4.5
A avaliação do curso que faço como cursista é excelente, pois foi de grande aprendizado e muito relevante para minha prática pedagógica em sala de aula, principalmente no laboratório de informática o qual sou orientador tecnológico educacional da minha escola.
Pude passar diferentes formas de trabalhar com o uso da tecnologia através da informação e comunicação para os colegas professores que frequentam o laboratório de informática com seus alunos e ao mesmo tempo verifiquei que a prática pedagógica dos educadores foram ficando mais prazerosa e significativa, e com isso, observei que o aprendizado dos alunos teve um melhor rendimento.
A cada conhecimento que vivenciava no curso ia procurando trabalhar em conjuntos com os professores e alunos e isso me dava mais prazer de continuar participando do curso porque os resultados eram imediatos e consistentes.
Os conteúdos propostos pelo curso são muito bons, pois, além de fornecer novos conhecimentos houve muitos momentos de reflexão e críticas construtivas que proporcionou um aprendizado de qualidade e muito eficaz para minha formação.
Refletindo sobre os conteúdos de acordo com as unidades vemos que cada qual tem sua relevância e algo instrutivo que favorece o trabalho pedagógico a ser mais eficaz no seu dia-a-dia.
A unidade 1: quando refletimos sobre as novas tecnologias/expectativas em relação o curso foi importante principalmente ao assistir o vídeo vimos quantos questionamentos foram feitos pelos cursistas que muitos deles era o mesmos que eu tinha e no entanto não havia oportunidade de discutir sobre os mesmos. Quanto desabafo!
A reflexão sobre quem sou eu como professor foi maravilhosa, pois, as vezes não paramos para observar o quanto devemos nos avaliar constantemente como educadores.
Quantos vídeos essa unidade nos proporcionou como por exemplo o vídeo Educação e Tecnologia de Ladislau Dowbor e outros que nos proporcionou a refletir sobre escola produtora de conhecimento; currículo escolar - lecionar x produzir conhecimentos; influência da TV no processo educacional; sites como da TV escola; explanação sobre "O que a escola faz com a tecnologia? E o que a tecnologia faz com a escola?" de Alberto Tornaghi (Revista TV escola - Tecnologia na Educação 1º Ed. - 2010); Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, ou seja, quanta informação que foi proporcionada em uma das atividades da unidade 1, como que aprendemos e adquirimos conhecimentos valiosíssimos.
As sereias do ensino eletrônico do artigo de Blikstein e Zuffo (2011), os autores trazem informações essenciais e que ao mesmo tempo nos alerta sobre outras tecnologias que são consideradas antigas mais que ainda são úteis e inclusive que o educador com todas as tecnologias ainda é a peça principal do processo educativo, ou seja, as tecnologias é fonte de recurso para prática pedagógica que o professor deve utilizar mais a sua presença neste processo é a mais importante.
Aprendemos como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora utilizando recursos tecnológicos de forma que possa contemplar os conteúdos curriculares de forma significativa. Foi um momento muito instrutivo e necessário para nossa formação profissional.
A unidade 2 conhecemos e aprendemos a trabalhar com Internet, hipertexto e hipermídia onde pudemos conhecer sobre autoria coletiva, conhecer a metodologia de uma Webquest e realizar uma aula neste formato; reflexão sobre hipertextualidade e conhecendo sua função; conhecer, pesquisar ferramentas como Hipertexto, hipermídia, wikipédia, hiperlink, link, portifólio, blog e realizar um blog na Internet e ao mesmo tempo utilizando várias destas funções; postar nossos trabalhos. Nossa é mundo de informações e comunicações que nos deixa impressionados quando começamos a descobri-las e por em prática.
Unidade 3 - currículo, projetos e tecnologias também foi muito importante destaco a entrevista do sociólogo Pedro Demo que fala para nós educadores sobre a importância de utilizar as diferentes linguagens que o aluno da contemporaneidade utiliza no seu cotidiano que deve ser empregada em nossa prática pedagógica o qual concordo perfeitamente com ele; a participação de nós cursistas no fórum no ambiente Eproinfo; o conhecimento sobre projeto AMORA , portal do professor. Quanta coisa interessante que podemos buscar para melhorar nossa prática pedagógica é delicioso conhecer todas essas informações.
A unidade 4 - prática pedagógica e mídias digitais é fascinante saber que você produzir coisas maravilhosas com tão pouco recurso, conhecer vários objetos em multimídia; a entrevista de Lucas Ciavatta contando suas experiências com o Bloco do Passo é de uma genialidade incrível o trabalho que realiza com este grupo onde o próprio corpo transforma em som, a coreografia que fazem é linda. Todo o trabalho vemos que é bem feito e com pouco recurso. Muito belo; os repositórios educacionais de material multimídia fonte de informações que os educadores e alunos podem utilizar como domínio público, DVD TV Escola, futura, educação pública, vídeos educativos no Youtube, portal do professor que você encontra planos de aulas, cria o seu e com isso, sua pratica também pode ser vista por outras pessoas; trabalhos tecnológicos educacionais que pode ser pesquisado e criado como hipermídia stop motion, podcast, Broffice Draw. É fantástico!
Como pode ver o curso ele te proporciona muitas coisas excelentes que nós educadores não podemos deixar de aproveitar essa oportunidade. Está chegando ao término do curso que para mim é apenas uma das etapas a ser realizada, mas não o fim, quero continuar conhecendo, aprendendo e podendo informar e passar para todas as pessoas, principalmente, os educadores da importância de está por dentro de todo esse conhecimento e poder utilizá-lo em nossa prática educadora. Que venha outros cursos, outras novidades, porque não quero perder nenhuma delas, acredito que tenho ainda muito mais para conhecer e aprender para que cada dia a minha prática pedagógica se torne melhor, pois todos saem ganhando.
Quero fazer um agradecimento especial a meu falecido primo Pierre que me incentivou a seguir nesta área, a minha amiga e OTE Noemir Larrubia que me proporcionou dar os meu primeiros passos e as amigas e OTEs do NTE do Liceu de Campos dos Goytacazes que me proporcionaram tanto conhecimento e foram tão generosas comigo durante esta etapa do curso Rosana Quintanilha, Silvana Barreto e Karla Fabiana e também aos meus colegas de curso o qual juntos aprendemos muito.
Continuemos juntos para sempre em nossos corações.
Que Deus os abençoem.
Abraço Fraterno!
Luciano Moreira Pinto - São Fidélis / RJ
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Hipermídia BrOffice Draw
3.4 Draw (Desenho Vetorial)
O Draw ou Desenho Vetorial é um aplicativo para criação e edição de imagens, principalmente desenhos, os quais podem ser simples, como os das crianças nas séries iniciais, ou mais elaborados, com aparência 3D e efeitos especiais.
A ferramenta conta ainda com outros recursos, possibilitando estudos e atividades a partir de gráficos, diagramas etc., os quais podem ser elaborados pelo professor ou pelos alunos. Tudo vai depender dos objetivos traçados pelo professor na hora de construir seu planejamento e, também, do quanto ele mesmo conhece sobre o aplicativo.
São inúmeras as práticas pedagógicas que podem ser propostas aos alunos. O desenho Vetorial se aplica muito bem para projetos interdisciplinares, os quais podem aliar diferentes conteúdos e linguagens.
O Draw ou Desenho Vetorial é um aplicativo para criação e edição de imagens, principalmente desenhos, os quais podem ser simples, como os das crianças nas séries iniciais, ou mais elaborados, com aparência 3D e efeitos especiais.
A ferramenta conta ainda com outros recursos, possibilitando estudos e atividades a partir de gráficos, diagramas etc., os quais podem ser elaborados pelo professor ou pelos alunos. Tudo vai depender dos objetivos traçados pelo professor na hora de construir seu planejamento e, também, do quanto ele mesmo conhece sobre o aplicativo.
São inúmeras as práticas pedagógicas que podem ser propostas aos alunos. O desenho Vetorial se aplica muito bem para projetos interdisciplinares, os quais podem aliar diferentes conteúdos e linguagens.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Plano de aula: Dia do Soldado
Introdução
A leitura em voz alta, feita pelo professor, para seus alunos, com objetivo de informar a aula do dia e explanar sobre a temática e sua importância, neste caso o Dia do Soldado. O espaço trabalhado será na sala de informática, como objetivo de motivar os alunos a conhecerem várias informações sobre o soldado e sua importância para nossa pátria. Essa aula permite que, no momento da leitura das informações que acessarão na Internet com o auxilio do professor, que ele identifique motivos que levarão a escrever uma produção de texto no processador de texto do computador. Depois que a temática foi estudada e que o aluno produziu o texto referente ao tema será feito um trabalho de colagem de imagens para que os alunos faça o acabamento de seu trabalho de forma que utilize a ilustração para melhor estética do mesmo. Todas as etapas terão a orientação do professor.
Depois do trabalho pronto, corrigido e impresso o mesmo será exposto no mural da escola para que outros alunos vejam seu trabalho.
- Conhecer a importância desta data comemorativa por diferentes autores em diferentes links.
- Descobrir o porque esta data foi escolhida para ser o dia do soldado.
- Produzir seu próprio texto depois das leituras feitas de outros autores.
- Conhecer e utilizar ferramentas do computador para realização do trabalho visando escrita, a leitura e a estética para desenvolver o mesmo.
- Ter acesso a Internet e aproveitar o mesmo de forma educativa, visando o desenvolvimento da leitura através das informações coletadas e da escrita o qual desenvolverá um texto.
Conteúdo
Leitura e escrita utilizando a informação e a comunicação da tecnologia.
Ano
4º ano do ensino fundamental das séries iniciais.
Tempo estimado
De 1 dia ou seja um período.
Material necessário
Computador, internet, impressora
Desenvolvimento
1ª etapa: Apresentação do tema
Compartilhar com os alunos o objetivo da temática e a importância como uma das datas comemorativas do mês de agosto. Dialogando com os alunos sobre o soldado e qual sua referencia sobre o mesmo.
2ª etapa: Leitura dos sites indicados nos links abaixo:
Nessa etapa você vai proporcionar a seus alunos a experiência de conhecer vários textos, músicas, desenhos para colorir, passa-tempo, vídeos e jogos com diferentes formatos e ilustração sobre a temática trabalhada através dos sites indicados. Abaixo os links para acesso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Soldado
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/25-agosto-dia-do-soldado.html
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diasoldado2.html
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-soldado.htm
Acessar minhas imagens no google sobre o dia do soldado
O acesso estes links como outros que os alunos por curiosidade abrirem tornará essa experiência significativa e possibilitar a eles toda a delícia e riqueza que a tecnologia da informação e comunicação nos oferece.
3ª etapa - Produção-textual
Terminada a pesquisa nos links indicados e outros relacionado com o tema de curiosidade do aluno, os mesmo produzirão um texto individualmente no processador de texto do computador de 10 a 15 linhas descrevendo sobre o que receberão de informação sobre o dia do soldado.
4ª etapa - Formatação, correção e inserir figuras e outros aplicativos que o aluno achar necessário para a conclusão de seu trabalho.
Para finalizar a sequência, será instruídos os alunos sobre vários tipos de ferramentas que o computador possui para que ele formate seu texto a seu gosto, colorindo, destacando com negrito, itálico, sublinhar, fonte de letras e tamanho , etc., inserir figuras do próprio computador ou buscar na web e copiar e colar, ou seja, agora é a parte estética do trabalho que contará com a colaboração do professor mais que ficará a critério do aluno. Não esquecendo da correção ortográfica para que eles utilize esta ferramenta para melhor atender a escrita.
Avaliação
Avalie, ao longo das etapas da sequência, se seus alunos se estão sendo envolvidos pelas tarefas, como a leitura e a escrita, a pesquisa, a descoberta de novas ferramentas do computador, o uso da Internet e se estão realizando as tarefas de forma prazerosa e significativa, se compartilham suas impressões com os outros colegas, interagindo mostrando seu trabalho, se tiram opinião com o colega e o professor. Logo após o trabalho que eles se auto avalie dialogando quais foram suas dificuldades e o que aprenderam com esta aula.
A leitura em voz alta, feita pelo professor, para seus alunos, com objetivo de informar a aula do dia e explanar sobre a temática e sua importância, neste caso o Dia do Soldado. O espaço trabalhado será na sala de informática, como objetivo de motivar os alunos a conhecerem várias informações sobre o soldado e sua importância para nossa pátria. Essa aula permite que, no momento da leitura das informações que acessarão na Internet com o auxilio do professor, que ele identifique motivos que levarão a escrever uma produção de texto no processador de texto do computador. Depois que a temática foi estudada e que o aluno produziu o texto referente ao tema será feito um trabalho de colagem de imagens para que os alunos faça o acabamento de seu trabalho de forma que utilize a ilustração para melhor estética do mesmo. Todas as etapas terão a orientação do professor.
Depois do trabalho pronto, corrigido e impresso o mesmo será exposto no mural da escola para que outros alunos vejam seu trabalho.
- Conhecer a importância desta data comemorativa por diferentes autores em diferentes links.
- Descobrir o porque esta data foi escolhida para ser o dia do soldado.
- Produzir seu próprio texto depois das leituras feitas de outros autores.
- Conhecer e utilizar ferramentas do computador para realização do trabalho visando escrita, a leitura e a estética para desenvolver o mesmo.
- Ter acesso a Internet e aproveitar o mesmo de forma educativa, visando o desenvolvimento da leitura através das informações coletadas e da escrita o qual desenvolverá um texto.
Conteúdo
Leitura e escrita utilizando a informação e a comunicação da tecnologia.
Ano
4º ano do ensino fundamental das séries iniciais.
Tempo estimado
De 1 dia ou seja um período.
Material necessário
Computador, internet, impressora
Desenvolvimento
1ª etapa: Apresentação do tema
Compartilhar com os alunos o objetivo da temática e a importância como uma das datas comemorativas do mês de agosto. Dialogando com os alunos sobre o soldado e qual sua referencia sobre o mesmo.
2ª etapa: Leitura dos sites indicados nos links abaixo:
Nessa etapa você vai proporcionar a seus alunos a experiência de conhecer vários textos, músicas, desenhos para colorir, passa-tempo, vídeos e jogos com diferentes formatos e ilustração sobre a temática trabalhada através dos sites indicados. Abaixo os links para acesso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Soldado
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/25-agosto-dia-do-soldado.html
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diasoldado2.html
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-soldado.htm
Acessar minhas imagens no google sobre o dia do soldado
O acesso estes links como outros que os alunos por curiosidade abrirem tornará essa experiência significativa e possibilitar a eles toda a delícia e riqueza que a tecnologia da informação e comunicação nos oferece.
3ª etapa - Produção-textual
Terminada a pesquisa nos links indicados e outros relacionado com o tema de curiosidade do aluno, os mesmo produzirão um texto individualmente no processador de texto do computador de 10 a 15 linhas descrevendo sobre o que receberão de informação sobre o dia do soldado.
4ª etapa - Formatação, correção e inserir figuras e outros aplicativos que o aluno achar necessário para a conclusão de seu trabalho.
Para finalizar a sequência, será instruídos os alunos sobre vários tipos de ferramentas que o computador possui para que ele formate seu texto a seu gosto, colorindo, destacando com negrito, itálico, sublinhar, fonte de letras e tamanho , etc., inserir figuras do próprio computador ou buscar na web e copiar e colar, ou seja, agora é a parte estética do trabalho que contará com a colaboração do professor mais que ficará a critério do aluno. Não esquecendo da correção ortográfica para que eles utilize esta ferramenta para melhor atender a escrita.
Avaliação
Avalie, ao longo das etapas da sequência, se seus alunos se estão sendo envolvidos pelas tarefas, como a leitura e a escrita, a pesquisa, a descoberta de novas ferramentas do computador, o uso da Internet e se estão realizando as tarefas de forma prazerosa e significativa, se compartilham suas impressões com os outros colegas, interagindo mostrando seu trabalho, se tiram opinião com o colega e o professor. Logo após o trabalho que eles se auto avalie dialogando quais foram suas dificuldades e o que aprenderam com esta aula.
O QUE SÃO OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Notícias
Brasil
Objetos de Aprendizagem
05/10/2006
A importância de se desenvolver um conteúdo 100% útil
A coordenadora da RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) da Secretaria da Educação a Distância do Ministério da Educação, Carmem Lúcia Prata, apresentou a palestra "Estratégias para Desenvolvimento de Conteúdo", explicando a importância de se preparar um material de qualidade para o processo de aprendizagem.
O RIVED tem como objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de OA (Objetos de Aprendizagem). Tais conteúdos visam estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.
Os materiais didáticos, segundo Carmem, são todos os recursos que dêem suporte às interações pedagógicas dentro do conteúdo educacional, são ferramentas para que os alunos possam aprender melhor a mensagem transmitida. "Deve haver uma atenção especial na elaboração do material. Por exemplo, é preciso avaliar qual mídia é mais adequada para o público que se pretende atingir. Não adianta querer misturar todas apenas para mostrar que possui muita tecnologia", esclarece.
Além de avaliar qual matéria será utilizado, também é necessário considerar a quantidade de informação que deve estar contida. Por exemplo, pode ser mais útil passar um trecho de um vídeo do que passar o vídeo inteiro e acabar entediando o aluno. A coordenadora afirma que uma pesquisa constatou que mais de 90% dos conteúdos acabam se perdendo porque são desinteressantes, cansativos e desmotivam os estudantes.
O objetivo do RIVED é produzir um material que seja totalmente aproveitável. "Temos que criar um conteúdo aberto que possa ser manipulado de diferentes maneiras e que forme conceitos variados para quem utiliza", explica Carmem. Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações.
Essas atividades interativas oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras.
O Objeto de Aprendizagem pode ser:
- receptivo (vídeos);
- diretivo (exercícios práticos);
- descoberta guiada (animação, jogos);
- exploratório (simulações).
A coordenadora do RIVED ainda afirmou que a reutilização de conteúdos pode ajudar na diminuição de custos, uma vez que a produção de mídias é muito cara. E, para finalizar, Carmem afirmou que as vantagens dos OA são "testar diferentes caminhos de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, despertar a curiosidade e resolver problemas".
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/10/05/434193/bjetos-aprendizagem.html
Brasil
Objetos de Aprendizagem
05/10/2006
A importância de se desenvolver um conteúdo 100% útil
A coordenadora da RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) da Secretaria da Educação a Distância do Ministério da Educação, Carmem Lúcia Prata, apresentou a palestra "Estratégias para Desenvolvimento de Conteúdo", explicando a importância de se preparar um material de qualidade para o processo de aprendizagem.
O RIVED tem como objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de OA (Objetos de Aprendizagem). Tais conteúdos visam estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.
Os materiais didáticos, segundo Carmem, são todos os recursos que dêem suporte às interações pedagógicas dentro do conteúdo educacional, são ferramentas para que os alunos possam aprender melhor a mensagem transmitida. "Deve haver uma atenção especial na elaboração do material. Por exemplo, é preciso avaliar qual mídia é mais adequada para o público que se pretende atingir. Não adianta querer misturar todas apenas para mostrar que possui muita tecnologia", esclarece.
Além de avaliar qual matéria será utilizado, também é necessário considerar a quantidade de informação que deve estar contida. Por exemplo, pode ser mais útil passar um trecho de um vídeo do que passar o vídeo inteiro e acabar entediando o aluno. A coordenadora afirma que uma pesquisa constatou que mais de 90% dos conteúdos acabam se perdendo porque são desinteressantes, cansativos e desmotivam os estudantes.
O objetivo do RIVED é produzir um material que seja totalmente aproveitável. "Temos que criar um conteúdo aberto que possa ser manipulado de diferentes maneiras e que forme conceitos variados para quem utiliza", explica Carmem. Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações.
Essas atividades interativas oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras.
O Objeto de Aprendizagem pode ser:
- receptivo (vídeos);
- diretivo (exercícios práticos);
- descoberta guiada (animação, jogos);
- exploratório (simulações).
A coordenadora do RIVED ainda afirmou que a reutilização de conteúdos pode ajudar na diminuição de custos, uma vez que a produção de mídias é muito cara. E, para finalizar, Carmem afirmou que as vantagens dos OA são "testar diferentes caminhos de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, despertar a curiosidade e resolver problemas".
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/10/05/434193/bjetos-aprendizagem.html
PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR
Jornal do Professore do Portal do Professor
O jornal do professor no portal do professor para nós educadores deveria ser uma leitura diária, pois, trás muitas novidades que muitos educadores neste país tem produzido, juntamente com a escola, universidades, faculdades, estudantes e outros profissionais.
As temáticas são bastante atuais e as informações bem esclarecidas sobre conteúdos importantes que podem colaborar muito com a nossa formação e com a qualidade do ensino-aprendizado.
Inclusive ao acessar o jornal tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por uma equipe de 16 estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que veio na edição 57 - sociologia na escola , que também tem como propósito o incentivo de futuros professores de sociologia na educação básica, já que é de nosso conhecimento a carência que nossas escolas tem tido deste profissional.
É importante que todos nós professores visitem o portal do professor, pois, este é um dos produtos oferecido por este repositório educacional, existe outros muito interessante que contribuirá muito com a nossa prática educacional.
Abaixo alguns trechos da edição:
Edição 57 - Sociologia na Escola
06/07/2011
Notícias
Programa incentiva futuros professores de sociologia
Uma equipe de 16 estudantes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) inova em duas escolas públicas daquele município da Zona da Mata mineira. Desde março de 2010 eles promovem, com o apoio dos professores da escola, a consolidação da disciplina de sociologia na educação básica, já que as escolas de Viçosa não contam com professores de sociologia formados em ciências sociais.
Os universitários são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Sua atuação ocorre nos três anos do ensino médio das escolas estaduais Effie Rolfs e Raimundo Alves Torres (Esedrat), sob a coordenação do professor Diogo Tourino de Sousa, da UFV.
Filmes podem ser um recurso útil nas aulas de sociologia
Para o professor Vinícius Carvalho de Lima, do Rio de Janeiro (RJ), os filmes, utilizados de forma responsável e criteriosa, podem ser um recurso útil para a diversificação das aulas e o aprendizado da sociologia.
Visite o portal do professor e saiba mais.
O jornal do professor no portal do professor para nós educadores deveria ser uma leitura diária, pois, trás muitas novidades que muitos educadores neste país tem produzido, juntamente com a escola, universidades, faculdades, estudantes e outros profissionais.
As temáticas são bastante atuais e as informações bem esclarecidas sobre conteúdos importantes que podem colaborar muito com a nossa formação e com a qualidade do ensino-aprendizado.
Inclusive ao acessar o jornal tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por uma equipe de 16 estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que veio na edição 57 - sociologia na escola , que também tem como propósito o incentivo de futuros professores de sociologia na educação básica, já que é de nosso conhecimento a carência que nossas escolas tem tido deste profissional.
É importante que todos nós professores visitem o portal do professor, pois, este é um dos produtos oferecido por este repositório educacional, existe outros muito interessante que contribuirá muito com a nossa prática educacional.
Abaixo alguns trechos da edição:
Edição 57 - Sociologia na Escola
06/07/2011
Notícias
Programa incentiva futuros professores de sociologia
Uma equipe de 16 estudantes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) inova em duas escolas públicas daquele município da Zona da Mata mineira. Desde março de 2010 eles promovem, com o apoio dos professores da escola, a consolidação da disciplina de sociologia na educação básica, já que as escolas de Viçosa não contam com professores de sociologia formados em ciências sociais.
Os universitários são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Sua atuação ocorre nos três anos do ensino médio das escolas estaduais Effie Rolfs e Raimundo Alves Torres (Esedrat), sob a coordenação do professor Diogo Tourino de Sousa, da UFV.
Filmes podem ser um recurso útil nas aulas de sociologia
Para o professor Vinícius Carvalho de Lima, do Rio de Janeiro (RJ), os filmes, utilizados de forma responsável e criteriosa, podem ser um recurso útil para a diversificação das aulas e o aprendizado da sociologia.
Visite o portal do professor e saiba mais.
Assinar:
Postagens (Atom)