OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.

OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Atividade 4.5


Curso Tecnologia da Informação e da comunicação – 2011
Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs

Atividade 4.5

A avaliação do curso que faço como cursista é excelente, pois foi de grande aprendizado e muito relevante para minha prática pedagógica em sala de aula, principalmente no laboratório de informática o qual sou orientador tecnológico educacional da minha escola.
Pude passar diferentes formas de trabalhar com o uso da tecnologia através da informação e comunicação para os colegas professores que frequentam o laboratório de informática com seus alunos e ao mesmo tempo verifiquei que a prática pedagógica dos educadores foram ficando mais prazerosa e significativa, e com isso, observei que o aprendizado dos alunos teve um melhor rendimento.
A cada conhecimento que vivenciava no curso ia procurando trabalhar em conjuntos com os professores e alunos e isso me dava mais prazer de continuar participando do curso porque os resultados eram imediatos e consistentes.
Os conteúdos propostos pelo curso são muito bons, pois, além de fornecer novos conhecimentos houve muitos momentos de reflexão e críticas construtivas que proporcionou um aprendizado de qualidade e muito eficaz para minha formação.
Refletindo sobre os conteúdos de acordo com as unidades vemos que cada qual tem sua relevância e algo instrutivo que favorece o trabalho pedagógico a ser mais eficaz no seu dia-a-dia.
A unidade 1: quando refletimos sobre as novas tecnologias/expectativas em relação o curso foi importante principalmente ao assistir o vídeo vimos quantos questionamentos foram feitos pelos cursistas que muitos deles era o mesmos que eu tinha e no entanto não havia oportunidade de discutir sobre os mesmos. Quanto desabafo!
A reflexão sobre quem sou eu como professor foi maravilhosa, pois, as vezes não paramos para observar o quanto devemos nos avaliar constantemente como educadores.
Quantos vídeos essa unidade nos proporcionou como por exemplo o vídeo Educação e Tecnologia de Ladislau Dowbor e outros que nos proporcionou a refletir sobre escola produtora de conhecimento; currículo escolar - lecionar x produzir conhecimentos; influência da TV no processo educacional; sites como da TV escola; explanação sobre "O que a escola faz com a tecnologia? E o que a tecnologia faz com a escola?" de Alberto Tornaghi (Revista TV escola - Tecnologia na Educação 1º Ed. - 2010); Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, ou seja, quanta informação que foi proporcionada em uma das atividades da unidade 1, como que aprendemos e adquirimos conhecimentos valiosíssimos.
As sereias do ensino eletrônico do artigo de Blikstein e Zuffo (2011), os autores trazem informações essenciais e que ao mesmo tempo nos alerta sobre outras tecnologias que são consideradas antigas mais que ainda são úteis e inclusive que o educador com todas as tecnologias ainda é a peça principal do processo educativo, ou seja, as tecnologias é fonte de recurso para prática pedagógica que o professor deve utilizar mais a sua presença neste processo é a mais importante.
Aprendemos como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora utilizando recursos tecnológicos de forma que possa contemplar os conteúdos curriculares de forma significativa. Foi um momento muito instrutivo e necessário para nossa formação profissional.
A unidade 2 conhecemos e aprendemos a trabalhar com Internet, hipertexto e hipermídia onde pudemos conhecer sobre autoria coletiva, conhecer a metodologia de uma Webquest e realizar uma aula neste formato; reflexão sobre hipertextualidade e conhecendo sua função; conhecer, pesquisar ferramentas como Hipertexto, hipermídia, wikipédia, hiperlink, link, portifólio, blog e realizar um blog na Internet e ao mesmo tempo utilizando várias destas funções; postar nossos trabalhos. Nossa é mundo de informações e comunicações que nos deixa impressionados quando começamos a descobri-las e por em prática.
Unidade 3 - currículo, projetos e tecnologias também foi muito importante destaco a entrevista do sociólogo Pedro Demo que fala para nós educadores sobre a importância de utilizar as diferentes linguagens que o aluno da contemporaneidade utiliza no seu cotidiano que deve ser empregada em nossa prática pedagógica o qual concordo perfeitamente com ele; a participação de nós cursistas no fórum no ambiente Eproinfo; o conhecimento sobre projeto AMORA , portal do professor. Quanta coisa interessante que podemos buscar para melhorar nossa prática pedagógica é delicioso conhecer todas essas informações.
A unidade 4 - prática pedagógica e mídias digitais é fascinante saber que você produzir coisas maravilhosas com tão pouco recurso, conhecer vários objetos em multimídia; a entrevista de Lucas Ciavatta contando suas experiências com o Bloco do Passo é de uma genialidade incrível o trabalho que realiza com este grupo onde o próprio corpo transforma em som, a coreografia que fazem é linda. Todo o trabalho vemos que é bem feito e com pouco recurso. Muito belo; os repositórios educacionais de material multimídia fonte de informações que os educadores e alunos podem utilizar como domínio público, DVD TV Escola, futura, educação pública, vídeos educativos no Youtube, portal do professor que você encontra planos de aulas, cria o seu e com isso, sua pratica também pode ser vista por outras pessoas; trabalhos tecnológicos educacionais que pode ser pesquisado e criado como hipermídia stop motion, podcast, Broffice Draw. É fantástico!
Como pode ver o curso ele te proporciona muitas coisas excelentes que nós educadores não podemos deixar de aproveitar essa oportunidade. Está chegando ao término do curso que para mim é apenas uma das etapas a ser realizada, mas não o fim, quero continuar conhecendo, aprendendo e podendo informar e passar para todas as pessoas, principalmente, os educadores da importância de está por dentro de todo esse conhecimento e poder utilizá-lo em nossa prática educadora. Que venha outros cursos, outras novidades, porque não quero perder nenhuma delas, acredito que tenho ainda muito mais para conhecer e aprender para que cada dia a minha prática pedagógica se torne melhor, pois todos saem ganhando.
Quero fazer um agradecimento especial a meu falecido primo Pierre que me incentivou a seguir nesta área, a minha amiga e OTE Noemir Larrubia que me proporcionou dar os meu primeiros passos e as amigas e OTEs do NTE do Liceu de Campos dos Goytacazes que me proporcionaram tanto conhecimento e foram tão generosas comigo durante esta etapa do curso Rosana Quintanilha, Silvana Barreto e Karla Fabiana e também aos meus colegas de curso o qual juntos aprendemos muito.

Continuemos juntos para sempre em nossos corações.

Que Deus os abençoem.

Abraço Fraterno!

Luciano Moreira Pinto - São Fidélis / RJ

2 comentários:

  1. Oi Luciano, assim vc acaba me derretendo... rs
    Como é gratificante sentir que ainda existem educadores sensíveis que levam a sério o que fazem e assumem compromissos com tanta garra. Vc demonstrou durante todo curso que não estava apenas cumprindo uma etapa, uma exigência ou simplesmente cumprindo tarefas para "guardar" mais um certificado na coleção.
    Foi um grande prazer tê-lo com cursista, companheiro e bom amigo.
    Sucesso pra vc, sempre
    Um grande bj e um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. já ia esquecendo...
    que charme na foto, hein?!
    maior gato !!!hummmmmmm, rsss

    ResponderExcluir