OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.

OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Plano de aula: Dia do Soldado

Introdução
A leitura em voz alta, feita pelo professor, para seus alunos, com objetivo de informar a aula do dia e explanar sobre a temática e sua importância, neste caso o Dia do Soldado. O espaço trabalhado será na sala de informática, como objetivo de motivar os alunos a conhecerem várias informações sobre o soldado e sua importância para nossa pátria. Essa aula permite que, no momento da leitura das informações que acessarão na Internet com o auxilio do professor, que ele identifique motivos que levarão a escrever uma produção de texto no processador de texto do computador. Depois que a temática foi estudada e que o aluno produziu o texto referente ao tema será feito um trabalho de colagem de imagens para que os alunos faça o acabamento de seu trabalho de forma que utilize a ilustração para melhor estética do mesmo. Todas as etapas terão a orientação do professor.
Depois do trabalho pronto, corrigido e impresso o mesmo será exposto no mural da escola para que outros alunos vejam seu trabalho.
- Conhecer a importância desta data comemorativa por diferentes autores em diferentes links.
- Descobrir o porque esta data foi escolhida para ser o dia do soldado.
- Produzir seu próprio texto depois das leituras feitas de outros autores.
- Conhecer e utilizar ferramentas do computador para realização do trabalho visando escrita, a leitura e a estética para desenvolver o mesmo.
- Ter acesso a Internet e aproveitar o mesmo de forma educativa, visando o desenvolvimento da leitura através das informações coletadas e da escrita o qual desenvolverá um texto.

Conteúdo

Leitura e escrita utilizando a informação e a comunicação da tecnologia.
Ano
4º ano do ensino fundamental das séries iniciais.
Tempo estimado
De 1 dia ou seja um período.
Material necessário
Computador, internet, impressora

Desenvolvimento

1ª etapa: Apresentação do tema
Compartilhar com os alunos o objetivo da temática e a importância como uma das datas comemorativas do mês de agosto. Dialogando com os alunos sobre o soldado e qual sua referencia sobre o mesmo.

2ª etapa: Leitura dos sites indicados nos links abaixo:
Nessa etapa você vai proporcionar a seus alunos a experiência de conhecer vários textos, músicas, desenhos para colorir, passa-tempo, vídeos e jogos com diferentes formatos e ilustração sobre a temática trabalhada através dos sites indicados. Abaixo os links para acesso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Soldado
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/25-agosto-dia-do-soldado.html
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diasoldado2.html
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-soldado.htm
Acessar minhas imagens no google sobre o dia do soldado
O acesso estes links como outros que os alunos por curiosidade abrirem tornará essa experiência significativa e possibilitar a eles toda a delícia e riqueza que a tecnologia da informação e comunicação nos oferece.

3ª etapa - Produção-textual
Terminada a pesquisa nos links indicados e outros relacionado com o tema de curiosidade do aluno, os mesmo produzirão um texto individualmente no processador de texto do computador de 10 a 15 linhas descrevendo sobre o que receberão de informação sobre o dia do soldado.

4ª etapa - Formatação, correção e inserir figuras e outros aplicativos que o aluno achar necessário para a conclusão de seu trabalho.
Para finalizar a sequência, será instruídos os alunos sobre vários tipos de ferramentas que o computador possui para que ele formate seu texto a seu gosto, colorindo, destacando com negrito, itálico, sublinhar, fonte de letras e tamanho , etc., inserir figuras do próprio computador ou buscar na web e copiar e colar, ou seja, agora é a parte estética do trabalho que contará com a colaboração do professor mais que ficará a critério do aluno. Não esquecendo da correção ortográfica para que eles utilize esta ferramenta para melhor atender a escrita.

Avaliação

Avalie, ao longo das etapas da sequência, se seus alunos se estão sendo envolvidos pelas tarefas, como a leitura e a escrita, a pesquisa, a descoberta de novas ferramentas do computador, o uso da Internet e se estão realizando as tarefas de forma prazerosa e significativa, se compartilham suas impressões com os outros colegas, interagindo mostrando seu trabalho, se tiram opinião com o colega e o professor. Logo após o trabalho que eles se auto avalie dialogando quais foram suas dificuldades e o que aprenderam com esta aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário