OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.

OLÁ PROFESSORES A TECNOLOGIA ESTÁ NA SUA PORTA VAMOS UTILIZAR.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O QUE SÃO OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Notícias
Brasil

Objetos de Aprendizagem
05/10/2006
A importância de se desenvolver um conteúdo 100% útil
A coordenadora da RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) da Secretaria da Educação a Distância do Ministério da Educação, Carmem Lúcia Prata, apresentou a palestra "Estratégias para Desenvolvimento de Conteúdo", explicando a importância de se preparar um material de qualidade para o processo de aprendizagem.
O RIVED tem como objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de OA (Objetos de Aprendizagem). Tais conteúdos visam estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.
Os materiais didáticos, segundo Carmem, são todos os recursos que dêem suporte às interações pedagógicas dentro do conteúdo educacional, são ferramentas para que os alunos possam aprender melhor a mensagem transmitida. "Deve haver uma atenção especial na elaboração do material. Por exemplo, é preciso avaliar qual mídia é mais adequada para o público que se pretende atingir. Não adianta querer misturar todas apenas para mostrar que possui muita tecnologia", esclarece.
Além de avaliar qual matéria será utilizado, também é necessário considerar a quantidade de informação que deve estar contida. Por exemplo, pode ser mais útil passar um trecho de um vídeo do que passar o vídeo inteiro e acabar entediando o aluno. A coordenadora afirma que uma pesquisa constatou que mais de 90% dos conteúdos acabam se perdendo porque são desinteressantes, cansativos e desmotivam os estudantes.
O objetivo do RIVED é produzir um material que seja totalmente aproveitável. "Temos que criar um conteúdo aberto que possa ser manipulado de diferentes maneiras e que forme conceitos variados para quem utiliza", explica Carmem. Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações.
Essas atividades interativas oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras.
O Objeto de Aprendizagem pode ser:
- receptivo (vídeos);
- diretivo (exercícios práticos);
- descoberta guiada (animação, jogos);
- exploratório (simulações).
A coordenadora do RIVED ainda afirmou que a reutilização de conteúdos pode ajudar na diminuição de custos, uma vez que a produção de mídias é muito cara. E, para finalizar, Carmem afirmou que as vantagens dos OA são "testar diferentes caminhos de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, despertar a curiosidade e resolver problemas".

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/10/05/434193/bjetos-aprendizagem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário